Campanha da fita amarela
Se você é uma daquelas pessoas que adora sair passando a mão em qualquer cachorro que vê na rua ou tem um cão com comportamento anti social, seja com gente ou com outras bichos, você precisa conhecer a campanha da fita amarela.
Nos últimos dias, as mídias sociais como o Facebook e Instagram estão divulgando a campanha da #FitaAmarela. A fita amarela funciona assim: quando presa à guia do cão, ela é um sinal para que nenhum estranho se aproxime.
Os motivos para essa distância podem ser vários:
– Talvez ele tenha algum problema de saúde
– Pode ser um cachorro resgatado sendo reabilitado.
– Pode ter tido uma má experiência com outro cachorro ou apenas não gosta de cachorros amigáveis que querem sempre dizer “Oi!”
– Pode estar em treinamento e a aproximação pode ser prejudicial naquele momento
– Fêmeas podem estar no cio
– Cães idosos e/ou rabujentos devem ser respeitados
– Cães não socializáveis
Em resumo: é necessário respeitar a distância.
A campanha, surgiu na Austrália e agora está em mais de 100 países foi idealizada pela adestradora sueca Eva Oliversson em 2012. O site do projeto está disponível em 20 idiomas, inclusive em português. Segundo Eva, a ideia de amarrar uma fita amarela à guia ou coleira dos cachorros foi a solução para integrar os animais sensíveis à sociedade. ” Se for possível criar uma sensação de segurança ao redor de um cachorro assim, esse pet vai aprender a se comportar em outros ambientes muito mais rápido”, descreve.”
http://gulahund.se/
Se você tem um cão nessa situação, faça parte da turma da fita amarela e ajude a espalhar essa ideia.